17.10.2016

Artes de Portas Abertas

Chegou a 26º Edição do Artes de Portas Abertas que rolou nos dias 08 e 09 de Outubro no bairro mais querido e tradicional do Rio de Janeiro, Santa Teresa. E é claro que eu fui lá conferir isso de pertinho e mais claro ainda que vou contar tudo pra vocês!
Esse evento ocorre uma vez por ano, sempre na chegada da florida primavera, assim como a estação o bairro fica colorido e alegre! Os artesãos abrem as portas de seus ateliers para o privilégio do público.
No total foram 31 ateliers, com muita pintura, gravura, escultura, desenho, toy art, fotografia, Patch Art, vídeo, desenho, cerâmica, fotomontagem, moda e arte popular.
Os artistas invadiram também os espaços culturais como a Casa Amarela, Museu Chacará do Céu, Galeria Modernista, Museu Casa de Bejamim Constant, Casalegre Art Vila, Museu de Arte e Origens e por ai vai!
Rolou de tudo um pouco e para todos os gostos e estilos, estão prontos?
Vou começar com a arte que mais gosto: arte urbana! Isso ficou por conta do Santa Crew e do Marcelo Lamarca que deram mais vida pro bairro! Falando em artes visuais, o artista Daniel Gnattali faz ilustrações incríveis com nanquim e pintura digital. (imagem 1)
Muita emoção e sentimento representa o trabalho da Barbara Soterio que reproduz através da observação do ser humano. (imagem 2)
Ascensión Chanqués faz esculturas usando pedras, aço, ferro, resinas e bronze, ao meu ver ela reproduz objetos do cotidiano com uma nova e maravilhosa releitura. (imagem 3)
Até maquete entrou nesse evento, o Flavio Papi faz maquetes surpreendentes nas áreas de engenharia e arquitetura, usando materiais como madeira, acrílico e pvc. (imagem 4)
E as lojinhas pra turistas? Eu fiquei louca com tantos adornos fofos, com um design único e materiais bem alternativos! (imagem 5)
Cada cantinho, como num Coffeshop que fui depois da maratona de ateliers estava repleto de arte, arte e mais arte!

Santa Teresa foi tomada por muita arte, gastronomia, design, moda e amor!
Baci
Bianca Nocera