22.09.2016

ergonomia no escritório

Sabe aquela dorzinha nas costas depois de algumas horas sentada na frente do computador? Aquele desconforto na nuca? Então, vou apresentar pra vocês uma coisa que está no nosso dia a dia mas nem percebemos (ou quando percebemos é na falta dela! Rs) E essa coisinha é a ergonomia, que nada mais nada menos é o estudo das interações do humano e objeto, do humano e sistemas, e do humano e ambiente, com a ajudinha da antropometria (estudo das medidas do corpo humano). A ergonomia leva em conta o comportamento humano, físico e psicológico diante do trabalho, por exemplo, pra um melhor e certo resultado. E é exatamente disso que vou falar: Ergonomia no escritório!
Algumas dicas de ergonomia:
-Em primeiro lugar, ache uma posição que te deixe confortável. E sempre alterne suas posições.
-A parte superior da tela deve ficar na linha dos seus olhos. Nunca acima!
-Os punhos das mãos sempre apoiados de forma reta. Ao digitar deixe suas mãos de forma reta também.
-Antebraços paralelos ao piso, e cotovelos fazendo o ângulo de 90º aproximadamente. Para isso deixe o mouse perto do seu corpo.
-A cadeira tem que ser regulável e com rodízios. Procure sempre ficar com a coluna ereta, apoiada no encosto, principalmente a região da lombar (isso vai fazer uma grande diferença, vai por mim!)
-Manter os pés apoiados no chão ou colocar um suporte para eles. (Isso vai ajudar também nas dores nas costas, não pressionando a coluna)
-Manter os joelhos e quadril formando um ângulo de 90º ou um pouco mais.
-Luminárias de teto localizada paralela ao monitor.

Seguindo essas dicas, você pode dar tchau pra aquela dorzinha chata! Verá que o seu rendimento no trabalho irá aumentar também! Graças a Santa Ergonomia!
Baci
Bianca Nocera